NO QUE A TERAPIA DE CASAL IRÁ ME AJUDAR 

               Alguns dos objetivos na terapia podem ser:

  • melhorar a comunicação

  • identificar objetivos comuns

  • negociar e equilibrar as diferenças individuais dentro da relação

  • aprender a compartilhar responsabilidades dentro do relacionamento

  • desenvolver estratégias para manter e fortalecer o compromisso

  • acabar com a competição

  • entender as necessidades do outro

  • superar a infidelidade ou traição

  • melhorar a vida sexual

  • melhorar a qualidade geral do relacionamento e a satisfação conjugal

        Leva-se em conta que os problemas de relacionamento podem envolver ou alimentar problemas individuais. Por exemplo, brigas constantes levam a um estado crônico de irritação ou de ansiedade. Já um parceiro constantemente irritado ou ansioso por questões individuais (pressão no trabalho, por exemplo) fica mais predisposto a discussões na relação.

       Certas questões individuais que interferem no namoro, noivado ou casamento, como o ciúmes ou parceiros que foram abusados ou sofreram um trauma, por exemplo, requerem sessões individuais além das sessões conjuntas.

                    Como é na prática?

      A primeira sessão com o casal e possivelmente uma com cada parceiro são utilizadas para os terapeutas poderem entender o que está acontecendo e conhecer melhor cada um para isso. A partir dessa avaliação inicial é que a terapia se desenvolve. Algumas vezes, um dos membros do casal prefere vir sozinho na primeira vez, o que também pode ser feito.

    As sessões são semanais, duram 40 minutos e dentro delas são enfocadas as dificuldades específicas que o casal está enfrentando. Alguns casais que estão passando por uma crise intensa preferem fazer sessões duas vezes por semana.

      É comum os terapeutas pedirem para o casal realizar tarefas durante a semana (entre uma sessão e outra) para melhorar o relacionamento e modificar comportamentos e pensamentos que o esteja prejudicando.

      Os terapeutas tentarão entender os dois lados do problema, ajudá-los a conversar sobre isso, a buscar soluções conjuntamente. Eles são preparados para serem imparciais com ambos os parceiros e para auxiliar na busca de soluções para os conflitos.

        Não há um tempo certo de terapia, mas tem uma duração mais curta do que a terapia individual. 

     Para a terapia acontecer, ambos os parceiros devem desejar tentar melhorar a relação e estar revendo suas dificuldades através da terapia. O andamento da terapia é influenciado pela natureza dos problemas que o casal está enfrentando, pela intensidade e duração das mágoas geradas por eles, pela bagagem emocional e cognitiva de cada um, enfim, por muitas variáveis. É por isso que o comprometimento com a melhora da relação é importante. O casal deve entender que a satisfação no relacionamento compete a ambos.


Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora